O Poder e a Ilusão

Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir, mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade.

Em nosso dia a dia convivemos com o poder que temos (ou não) sobre nosso filhos, o poder que o governo tem sobre nós, o poder que o cliente tem sobre o fornecedor, o poder que o chefe tem sobre o funcionário.

Nossa sociedade vive a base de trocas. Quando você recebe dinheiro, quem te dá este tem poder sobre você, que presta um serviço e não tem poder algum sobre o contratante. Quando você é contratado por alguma empresa existe um chefe, que precisa SABER TER poder.

Penso que isto é temporário, e penso também que existem pessoas que não são preparadas para lidar com tal autoridade. O líder pode motivar ou derrubar uma equipe. Em sua cabeça (sem generalizar) é tudo muito simples: meus funcionários precisam me engolir, eu sou foda e eles que façam o que eu mando. Nisso, se cria a ilusão.

Eu tenho poder sobre uma pessoa que possui o mesmo nível de instrução que eu, mas como pago o salário dela, tenho o direito de ser como eu quiser. Abusiva, grossa, faço piadinhas quando tenho vontade e não pergunto como a pessoa está, apesar de conviver diariamente com ela.

A partir do momento que este ou estes funcionários ficam literalmente de saco cheio, a ilusão começa a se quebrar. E pode ser tarde demais quando o todo poderoso ficar sem equipe, sem pessoas para conduzirem seus negócios, sem ninguém para enriquecer a sua empresa. Ele leva um xingão bem dado no meio da cara e não pode fazer nada, pois aquela pessoa não é mais paga por ele.

A todos que tem poder sobre iguais, pensem melhor na hora de mandar, faltar com educação. Este poder todo somente existe por um determinado período de tempo e acaba de uma hora para outra.

2 comentários Adicione o seu

  1. Wagner(salsicha) disse:

    Poder e a desilusão! não?!
    hehe

    não sei pq, mas gostei de ler esses seus textos!

    1. olivernews disse:

      ah que bom, minha meta é escrever bem um dia, entao estou treinando. É uma forma legal de expor as ideias para o mundo hahaha

Deixe um comentário

