Por que as agências criativas sofrem tanto com a desorganização?

São muitas ideias para cada job, muitas estratégias e planejamento, muitas alterações e tudo acontecendo ao mesmo tempo. Com muitos jobs diferentes e, muitas vezes não tantos funcionários para dar conta, o resultado é bagunça e stress.

 

Em uma empresa mais burocrática, existe um fluxo de informações organizado, através de processos internos que fazem todas as decisões, soluções e produtos “saírem do forno” corretos, assinados, carimbados e formalizados.

Pessoas criativas odeiam burocracia. E aí? FO#%U!

Agências de publicidade, de eventos, promo, interativas, digitais e de tantas outras vertentes criativas, crescem e começam a sentir na pele a necessidade de organização e uma pitada de burocracia que sempre rejeitaram.

E porque essa resistência?

Porque as ideias criativas que nascem de atendimentos, planners, designers, redatores, produtores e até mesmo clientes, caminham e mudam tão rápido que burocracia alguma é capaz de acompanhar.

Soluções? Podemos tentar…

1 . O proprietário(a) da empresa precisa se prontificar a desenvolver uma cultura de registros para ao menos ter toda essa bagunça documentada e, é claro, dar o exemplo aos seus funcionários.

2 . Contratar alguém somente para ficar de butuca, para ouvir e registrar tudo o que está mudando no minuto-a-minuto. Quando o atendimento mandar a alteração para o D.A via grito, o butuca vai perguntar os detalhes para poupar o tempo dos outros e formalizar por email, controles escritos, tabelas ou que se encaixar melhor.

Toda a fase de adaptação é uma bagunça, mas já era antes mesmo, não? A grande ideia em uma agência não é a parte mais complicada de se conceber, o desafio principal está no gerenciamento desta ideia, ou neste caso das ideias simultâneas, que atingem diretamente o resultado final e o cumprimento de prazos de cada job.

 

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Eduardo Miura disse:

    Primeiro post do ano e já manda ver! É isso aí, infelizmente o ser humano precisa de uma rotina, de uma burocracia, como você falou. É tão chato quanto necessário…

    Aproveitando que tou aqui, clica no meu nome ali pra ver meu bloguxinho haha beijão Ale!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s