Expressão Visual

em

Cores, luzes, sombras, canetas, imagens, vetores, nanquim, papel, clipping masks, pixels, tinta, photoshop, aerógrafos, fotografia, illustrator… são inúmeras as técnicas e ferramentas que podemos explorar e combinar para expressar exatamente o que temos em mente, seja com fins comerciais ou artísticos.

Ter domínio de todo esse arsenal (e não acaba por aí) é quase o essencial para termos um bom resultado visual em nossas artes, mas de quê adianta conhecer todas as notas musicais se não temos o feeling para juntá-las harmoniosamente e expressar algum sentimento através da criação final?

Como sempre, nos deparamos com referências em nosso cotidiano, que podem ser visuais, de música, roupa do vizinho, revista da banquinha, cheiro de tal loja e assim por diante… justo ontem me deparei com duas referências que são basicamente o que está me fazendo escrever este texto: primeiro, um vídeo promocional da Intel Visual Life, estrelado por Michael Wolff onde ele fala das emoções com as quais se depara em seu dia a dia por meio de cores, objetos, pessoas e a sua cidade. Em segundo foi assistir ao filme The Spirit, personagem de HQ que foi para as telas dirigido por Frank Miller. Nos extras, ele passa 20 minutos decorrendo sobre cada aspecto do filme, de como foi feito tecnicamente e conceitualmente. A parte mais inspiradora destes 20 minutos foi justamente quando ele falava do sentimento, das sensações, como passar tudo isso adiante, e sobre isso foi o seu mais longo discurso.

Isso me fez pensar que, como profissionais visuais, nosso trabalho não está completo quando todas as cores, tipografia, luzes e sombras estão certas, está? Pois na verdade nada disso interessa a não ser que a gente tenha conseguido passar ao receptor um sentimento e uma reação, para que ele mude algum pensamento, deixe alguns hábitos, adquira outros e assim por diante.





Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s